quinta-feira, 26 de julho de 2012

Namoro à distância - a verdade sobre esse tipo de relacionamento

Caros leitores, estive prestando atenção e percebi que uma nova categoria de relacionamento têm crescido bastante nos últimos tempos: o namoro à distância.
É, as viagens pelo Brasil e pelo mundo estão enfestadas de cupidos burros que nos fazem apaixonar por pessoas que moram a milhares de quilômetros de nós!

Eu já cometi essa loucura. Namorei um rapaz de Porto Alegre durante 1 ano e meio. A ponte aérea Brasília-Porto Alegre não é perto e muito menos barata.

Então, sei que não é nada romântico, mas o primeiro ponto a ser analisado é o financeiro. Quando eu namorei a distância, eu não trabalhava e meu namorado era estagiário. Por essa razão, já chegamos a ficar 3 meses sem nos ver! Não foi muito bom, mas a questão financeira pode sim ser um entrave! Guarde todos os centavos para ver seu amor e aproveite as promoções de companhias aéreas - coisa que não era muito comum quando aconteceu comigo.

O segundo e mais importante ponto a ser analisado é o COMPROMETIMENTO. Namoros em geral já pedem comprometimento. Namoros à distância pedem o quíntuplo desse comprometimento! É preciso estar 100% a fim de fazer funcionar! É preciso estar muito mais disposto a ceder, a compreender as razões do outro, a se disponibilizar para resolver os problemas. Em namoro a distância, qualquer coisa pequena tende a se transformar em um grande problema, então todo cuidado é pouco.

Outra coisa que pode atrapalhar muito é o ciúmes excessivo. A confiança é pré-requisito para qualquer tipo de relacionamento sério, mas nesse caso, uma pequena desconfiança pode ser fatal. Controlar o ciúmes já é difícil vivendo na mesma terra, imagina do outro lado do país, sem ter exata certeza do que seu namorado (a) está fazendo, onde está, com QUEM está.

Algumas pessoas começam a namorar a distância sem pensar nas consequências futuras. É claro que ninguém entra num namoro já pensando no que fazer bem mais para frente, mas quem se dispõe a ter um relacionamento à distância não pode demorar muito a fazer uma análise do que os espera no futuro. Sabe por que? Porque esse namoro não pode ser à distância para sempre, ou será fadado ao fracasso. Quando você tiver plena certeza de que quer ficar com aquela pessoa, comece a traçar planos para que vocês possam morar na mesma cidade. É um passo importante, mas necessário para garantir que esse namoro tenha futuro. Afinal de contas, quem aguenta ficar a vida toda separado de quem ama? Se você não tem intenção nenhuma de se mudar e nem seu namorado (a) nem comecem o relacionamento sério. Mais para frente esse vai ser um assunto que causará brigas e eventualmente destruirá o amor de vocês.

Nem só de pontos negativos vive um namoro à distância, claro!

Viajar é sempre bom, né, gente? Dar um tempo dos problemas, das pessoas chatas, da rotina...! Além disso, aquela saudadinha que fica por causa da distância faz com que cada segundo que vocês passem juntos se torne inesquecível! Coisas bobas se tornam especiais e vocês brigam menos quando estão juntos, pois não querem perder o precioso tempo juntos com bobagens!

A diferença de cultura é um show à parte. Eu e meu ex nos divertíamos muito quando encontrávamos diferenças nos sotaques, gírias, manias, hábitos culturais... diversão garantida!

Também é bom pelo lado das amizades. Quando namoramos, tendemos a automaticamente nos afastar dos amigos - e todo mundo se arrepende disso depois! Com seu namorado longe, você vai continuar saindo com as amigas (se ele lembrar da dica de controlar o ciúmes...!) sem que elas sintam que vocês se afastaram por causa do seu amor. Se bem que o tiro pode sair pela culatra, como aconteceu comigo. Eu sofria tanto por estar longe dele, que só queria ficar o dia todo na Internet falando com ele e não dava atenção para minhas amigas. Não façam como eu!! Minhas amigas jogam minha vida virtual na minha cara até hoje!

Bom, é mais ou menos isso! Espero que, com minha experiência, tenha ajudado quem está pensando em ter ou quem já tem um relacionamento à distância. O meu foi difícil, mas valeu muito a pena! Sempre vale a pena lutar por quem amamos!

3 comentários:

May disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk eu acho q é melhor eu nem começar a falar sobre namoro a distancia... mas é fato tem que lutar.. o meu terminou pq uma das partes simplesmente desistiu de lutar.. entao o amor nem era tanto assim ne?? mas cada experiencia de vida é unica mesma!! e nada de se arrepender!!
bjus miga!!eu nem sempre comento mas eu sempre leio viu??

MetalGirl12 disse...

Hó God, nem me fale, conheço alguem igualzinha que fáz isso comigo, e nem percebe mesmo falando pra éla e é bucha, realmente o amor é para fazer todos a sua volta feliz e em doses omeopaticas, deichar as pessoas de lado é mais do que sacanagem, o/

Bem curti muito sua postagem e seu blog até a proxima...

DanyZinha disse...

Que bom que gostou, Marta! volte sempre! ^^