terça-feira, 21 de julho de 2009

A CULPA

É engraçado observar como nós mulheres temos a mania de nos sentir culpadas. Comecei a pensar nisso quando hoje, estava esperando um aluno chegar, na escola onde trabalho, e entrou um rapaz para reforçar o estoque de pizzas de chocolate da cantina. Fiquei me controlando muito, até que não resisti. Proferi duas sentenças seguidamente. A primeira foi: "Eliúde, assa uma pizza de chocolate pra mim!" e logo em seguida eu disse: "sei que vou chorar quando chegar em casa, mas vai assim mesmo!". Isso porque há alguns dias minha ida à academia tem ficado difícil por conta da correria que está a preparação da festa de 50 anos da minha mãe. Enfim, a culpa tomou conta do meu pisquê feminino e estou me sentindo mal até agora por ter comido a tal pizza. Não por fome, mas por pura e simples vontade.

Depois, caminhando de volta pra casa, ainda me sentindo inchada pelas milhões de calorias ingeridas - agravadas pela minha TPM - fiquei pensando em todas as vezes em que me senti culpada por besteira. Lembrei que meus dois últimos namoros foram um fiasco total nos 3 últimos meses, porque eu, com tanta culpa de colocar os bofes pra passear, não conseguia terminar o namoro que pra mim já não fazia o menor sentido. E detalhe: repeti o mesmo erro duas vezes! Um atrás do outro! Em vez de pensar que eu não estava mais feliz, uma culpa de partir o coração de pessoas que realmente gostavam de mim me invadia e eu fingia estar tudo bem, quando aqui dentro eu estava um lixo.

Igualmente, foi quando eu me senti super mal por ter dado numa blusa, o dinheiro com o qual eu poderia ter comprado uma calça jeans de boa marca - que aliás, eu estava precisando bem mais. Igualmente, foi quando domingo, eu tive duas despedidas pra ir - uma de um primo e outra de um grande amiga - e preferi ficar na da minha amiga.

Afinal, eu estava necessariamente errada nessas situações?

Realmente devo me sentir culpada por ter comida uma pizza de chocolate na minha TPM? E os meus namoros? Eu realmente devia me preocupar tanto com os ex's e esquecer do que EU estava sentindo? De verdade, tem algum problema fazer uma extravagância financeira once in a while? Afinal, o dinheiro é seu! E parente necessariamente tem que ser mais importante que uma amiga só por causa do fator "sangue"?

Oras, os homens não tem isso. Eles não se importam em ficar meses sem malhar e se empanturrar de McDonalds. Muito menos em dar 1000 reais num tênis de marca. Sentir culpa em terminar com a namorada?? Nunca vi nenhum relato! E definitivamente, eles não se importam em, mesmo que tenham marcado com você no dia anterior, te trocar facilmente por uma roda de amigos, um violão e uma cerva gelada.

Que paremos de sentir culpa em comer a porcaria que quisermos durante a TPM ou faltar a academia quando estivermos indispostas. Que nos preocupemos mais com os nossos sentimentos, e muito menos com os deles. Que apreciemos muito mais, então, assim como eles, a cia. de nossas queridas amigas e um DVD do Justin Timberlake, do que a semi-atenção que eles querem nos dedicar!

Viva sem culpa!

4 comentários:

Bárbara Freitas disse...

Pooooooxa, eu acho triste isso!

Mulher simplesmente tem a mania de se culpar, qnts vezes eu já não proferi a seguinte frase: "o cara não tem culpa de não estar tão interessado em mim!"

porraaaaaaaa!

e desde quando isso é desculpa pras atitudes grosseiras, infantis e totalmente dispensáveis dos homens?!

eu ando preferindo minhas best's, uma breja e muuuuuuuuita fofoca! do que esperar um babaca que não tem nem a decencia de ligar desmarcando a saída com uma desculpa plausível!

;)

Bee disse...

Gostei muito do texto...teu coment me convenceu a passar aqui, depois de tantos convites e de tanta preguiça minha! Vou te linkar, com esse blog tb! E volto mais vezes, prometo... infelizmente, não tantas quantas vc gostaria e eu adoraria, mas, a vida tá corrida, que se há de fazer?

Beijos!!

Marcelo Pacote disse...

Mocinhas,

Os homens têm culpa SIM! Claro que tem. Não é nosso costume sair gritando por aí que estamos tristes porque não temos namorada ou porque engordamos dois quilos no último mês. É apenas uma questão de dar publicidade à culpa. ;)

Por falar em culpa, o Pacote tem uma sugestão de post bacana! Que tal falarmos de ... sexo a três? Será que a experiente loira topa escrever sobre a matéria?

Bárbara Freitas disse...

Pacote > "a experiente Loira" é óteeeeeeeeemo! hahahaha

Mas é uma boa idéia, podemos ver o que rola nos posts de quarta.

;)