Com um pouco de vergonha, venho aqui contar uma história que (quase) aconteceu comigo e a vergonha já começa em admitir que ainda utilizo apps de paquera, porque afinal, hoje é uma forma genuína de se conhecer pessoas - embora a quantidade de gente maluca esteja exponencialmente crescendo.
Dei match com um cara esses dias no Tinder. Ele era gringo, mas não dizia isso no perfil dele e o nome era um apelido ("Jos"), então eu não sabia se era ou não. Achei o cara bonito, fotos interessantes, dei like.
Antes de mais nada, um contexto: eu NUNCA dou like para gringo. Por que? Eu sempre desconfio que pode ser mentira, um golpe, a gente fica ainda mais vulnerável na situação, enfim, N motivos.
Quando ele puxou assunto, eu percebi que o português não estava muito espontâneo. Ele disse que era de Boston, mas que estava no Brasil a trabalho e que viria para cá permanentemente a partir de setembro. Estava usando o Google Tradutor para formular as frases.
Mesmo inclinada a desfazer o match, dessa vez eu resolvi dar uma chance. Só que sugeri que conversássemos em inglês (já que falo fluente e seria mais fácil perceber espontaneidade através da suposta língua materna dele) e ele topou.
Ficamos 3 dias batendo papo praticamente o dia todo no whatsapp. Chamei para sair no fim de semana, mas ele disse que voltaria para Boston. Continuamos conversando.
No terceiro dia, eu perguntei se ele tinha Instagram e ele disse que sim. Quando tentei adicioná-lo, o Instagram emitiu um alerta para que eu pensasse bem antes de adicionar esse perfil. Segundo o alerta, o o perfil já tivera, anteriormente, 4 nomes de usuários diferentes.
Fiquei desconfiada e joguei o nome dele no Google. Encontrei um perfil no TikTok com vários vídeos curtindo a vida adoiado, parecia normal. Mas aquilo não podia ser por acaso, né?
Falei com algumas amigas, entre advogadas e comunicadoras, que me incentivaram a bloqueá-lo. Eu ia, mas queria muito conseguir uma prova cabal de que era realmente um golpe.
Então tive a ideia de jogar no ChatGPT pago. Joguei o nome dele, todas as informações que ele tinha me passado nesses três dias de conversa e também as fotos do perfil dele do Tinder.
E então, ao ler o parecer do meu Sherlock Holmes digital, tive a confirmação. E eu tive a confirmação por detalhes pequenos.
Durante nossa conversa, ele mencionou três vezes que investia em criptomoedas, inclusive tentando me "ensinar a investir". Foram formas sutis de tocar no assunto, que estranhei, mas como ele não insistiu muito no assunto, deixei passar.
A primeira vez, foi um dia em que ele demorou um pouco mais para me responder e mandou a seguinte mensagem:
"Desculpe a demora, estava ali mexendo com meus investimentos em criptomoedas"
Eu lembro exatamente dessa frase porque eu pensei "não acredito que tô dando conversa para alguém que investe em bitcoin".
Um dia, ao perguntar o que ele gostava de fazer no tempo livre, a palavra "investir" apareceu junto com correr, jogar golfe e ler livros. O que achei muito esquisito.
E finalmente teve a terceira vez, onde conversamos rapidamente sobre dinheiro e ele me perguntou se eu investia. Eu disse que preferia não falar de dinheiro. Ele respondeu que de repente podia me ensinar algo sobre o assunto. Eu desconversei e disse que talvez um dia, no futuro.
O fato é que não passou despercebido por mim, mas aparentemente deveria ter ligado um alerta mais vermelho do que ligou.
A página do ChatGPT falava exatamente do nome dele como golpista associado a investimentos em criptomoedas, então foi fácil ter a certeza absoluta de que o cara não era boa coisa (só não sei porque tentou dar golpe em pobre, mas beleza). A IA também foi capaz de identificar o verdadeiro cara das fotos: um influencer brasileiro que eu não conhecia, chamado Leo Tramontin.
Entrei em contato com o Leo e avisei do uso indevido de suas fotos. Aproveitei para pedir permissão para divulgar as fotos do perfil do Tinder aqui, que me foi concedida.
Tendo 100% de confirmação do golpe, o denunciei no app do Tinder, no Instagram e o bloqueei no WhatsApp.
Esse post é um alerta: até a gente que é safa, pode acabar ficando exposta a uma situação perigosa. Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais criativas, e com a inteligência artificial, é muito fácil conseguir informações, histórias de background e fotos / vídeos que pareçam muito fidedignas.
Procure dar like só para perfis verificados, para reduzir as chances de cair em golpes como este.
Conforme prometido, seguem os prints do perfil:
E claro, se você vir esse perfil por aí nos apps... denuncie já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário