sexta-feira, 8 de março de 2019

Como o machismo afeta os homens - mais um motivo para você lutar contra ele

8 de março. Um dia que muitos (quase todos) os homens devem achar um saco. Várias mulheres passam o dia todo postando mensagens feministas, pedindo respeito, salários justos, e essas coisas que eles já ganharam só por ter um pênis no meio das pernas.

Já escrevi alguns textos sobre a importância e a função do Dia Internacional da Mulher, mas hoje resolvi tratar do machismo sob uma outra perspectiva: a perspectiva masculina. Afinal, toda mulher já provou do gosto amargo do machismo, então não é novidade para nós. Mas e se você nunca tiver parado para pensar como o machismo afeta a vida dos homens? É disso que quero falar hoje.

Homem, leia a lista abaixo e veja quantos itens você marca:

- Já tive vergonha de chorar na frente de outras pessoas
- Já deixei de usar roupa cor-de-rosa
- Já saí pagando de pegador para os amigos mesmo sem realmente estar pegando ninguém
- Já fugi de ter algo sério com uma menina que eu gostava
- Acho que se apaixonar/gostar de alguém é uma furada/coisa de gente fraca
- Repito por aí "pego, mas não me apego"
- Já escondi gosto musical ou cinematográfico porque tal gosto é considerado feminino
- Tenho dificuldades de expressar seus sentimentos
- Acho que terapia é coisa de mulher e gente maluca
- Tenho dificuldade de admitir meus erros e/ou pedir perdão
- Achou uma atitude machista de um amigo tosca, mas não teve coragem de chamar sua atenção/discordar.
- Sinto prazer na região anal, mas finjo indignação se minha parceira chega perto.
- Já fui incentivado a trair minha namorada/esposa


Poderia passar o dia escrevendo coisas que os homens deixam de fazer ou acreditam ou escondem porque os amigos vão chamá-lo de "mulherzinha", de "viadinho" ou coisa parecida.
Como se ser mulher ou gay fosse alguma coisa negativa (mas isso é assunto para depois!).

Como professora, enxergo isso desde cedo. Os meninos não querem fazer time junto com as meninas, porque acham que elas são inferiores. Os meninos tem dificuldade de expressar o que sentem, porque os ensinam que "macho que é macho não chora". Os meninos fingem que odeiam rosa porque é cor de menina. Que odeiam boneca, porque é coisa de mulherzinha. Fingem que não gostam de desenhos que são protagonizados por meninas, por melhor que eles sejam. Tem dificuldade de dizer que admiram atletas mulheres que são bem sucedidas num esporte predominantemente masculino.

Imagina... como seria bom poder sentir o que quer sentir, chorar se quiser chorar, sem ninguém te julgar fraco por isso? Não seria incrível não ter que esconder sentimentos, gostos e prazeres por puro medo de ser zoado? Seria maravilhoso poder procurar ajuda profissional quando você estiver se sentindo perdido, sem achar que psicólogo é só para o sexo feminino ou gente maluca! Como seria ótimo ter liberdade para corrigir uma atitude boçal de um amigo sem medo de represálias! Gostaria que todos vocês pudessem expressar admiração por qualquer pessoa, independente do sexo!

Homens, o machismo afeta a todos nós de maneira negativa. Sendo uma pessoa boa, sensata, justa, você já entraria nessa luta conosco, mas agora eu te dei mais motivos para se unir à nós!

Convido a todos os cidadãos decentes a dar as mãos e entrar nessa guerra com a gente! Quanto mais gente estiver junto lutando pelo mesmo objetivo, mais efetivos são os resultados?!

What do you say?

2 comentários:

www.pedradosertao.blogspot.com disse...

Parabéns pelo dia internacional da Mulher!

Passei para deixar um abraço,

Araceli


Aline disse...

UAU!!! Aquele texto que todos os homens do universo deveriam ler!!! Arrasou!!!