domingo, 12 de janeiro de 2014

Amigos x namorados - uma "batalha" desnecessária

Quando é que o ser humano vai aprender que namorado não anula amigo?!
Não diga que você não faz antes de ler a lista abaixo e tentar se reconhecer. Se você se identifica com muitas das frases abaixo, você está provavelmente trocando seus amigos por seu namorado.

- Você vive ouvindo a frase "sumiu ein!" ou "saudades de você" ou "quando você vai aparecer?"
- Você não lembra a última vez que encontrou seus amigos
- Você não sabe nada atual da vida dos seus amigos
- Você tem vontade de procurar seus amigos quando briga com o namorado, mas tem vergonha porque faz muito tempo que não se falam
- Você não tem mais foto atual com seus amigos
- Quando encontra os amigos, diz a frase: "sério??? Não sabia disso!!"
- Você se sente excluído quando encontra seus amigos sem a presença do seu namorado
- Você só sai com os amigos do seu namorado
- Você se vê constantemente negando convites dos seus amigos porque vai ficar com seu namorado

Para começo de conversa, é burrice. Pra meio de conversa, é falta de consideração. E pra fim de conversa, é ruim para você, principalmente. Nossa família e amigos são a nossa estrutura. O mais importante de nossas vidas. Se você arranja um bofe - ou uma bofa - e começa a anular seus amigos, algo está errado. Namorado (a) vai e vem. Quantos você já teve? 5? 10? E os amigos? Os leais, os verdadeiros, esses são para a eternidade. Não há briga e discordância que quebre esse laço. Aí você vai lá e deixa de cultivar esse jardim?! O que acontece se você mais uma vez terminar um relacionamento? Vai ficar forever alone?! Não faça isso. Faz mal. É burrice. Falta de consideração com quem sempre esteve ao seu lado nos momentos bons e ruins. E também é ruim para o seu namoro: você acha que ficar 100% do tempo grudado com seu namorado é saudável?! Você acha que ter seus momentos individuais - com amigos e sozinha! - não é importante?

Luckily, é possível consertar o estrago se você for capaz de admitir que está realmente se afastando dos amigos desde que começou a namorar.

O equilíbrio é a chave da felicidade. Você não tem que supervalorizar uma relação e diminuir a importância de outras. Todas devem ser devidamente valorizadas.

No começo de namoro, até é compreensível que haja um afastamento devido à paixonite aguda, os casais querem ficar grudados e blablablabla. Porém, passados os meses, se você está lá assistindo TV com seu namorado (ou seja, sem fazer NADA de importante) quando poderia estar jantando com uns amigos (e inclusive fazendo todo mundo interagir), você está pisando na bola.

Não invente desculpas. A maioria das pessoas que se afastam por causa de namoro, inventam mil desculpas ao serem questionadas: "ah, estou trabalhando/estudando muito"; "Você também sumiu"; "Estive doente"; "Viajei"; "Estou num momento mais introspectivo", etc etc etc.

Aí vão algumas dicas para você que consegue admitir seu afastamento e quer mudar de vida:

- Faça com que seus amigos e seu namorado se tornem amigos ou que pelo menos tenha uma boa relação. Assim, vocês poderão sair todos juntos e você não sentirá que está desvalorizando nem um nem outro.
- Tenha seu momento de sair só com seus amigos. Interesse-se pela vida deles e compartilhe suas alegrias e angústias com eles. Suas amizades não tem que ser modificadas pelo seu novo status de relacionamento.
- Tente promover encontros que reúnam os seus amigos e os amigos do seu namorado. Faz um bem danado conhecer gente nova e todo mundo fica feliz.
- Se o seu namorado estiver de alguma forma te impedindo de encontrar seus amigos ("proibindo", reclamando, te chantageando etc) comece a repensar essa relação. Um bom namorado sabe da importância dos amigos e deve te incentivar a não abandonar seus amigos.
- Se você anda saindo só com os amigos do seu namorado, pare e pense: se seu namorado valoriza as amizades dele e faz questão de cultivá-las, por que você não está fazendo o mesmo?!
- Se você só sai com seu namorado, a situação é mais grave ainda. Vocês vivem apenas um para o outro e vivem em uma relação de co-dependência que só pode acabar em tragédia. Cuidado.

Gente, se você se viu nessa situação, não se sinta acuado e julgado. É uma situação ruim, mas que provavelmente todo mundo já passou - os dois lados. O importante é você ter humildade para admitir um erro e tentar consertá-lo. Seus amigos irão ficar felizes em tê-lo de volta ao ciclo e você também se sentirá mais contente e menos culpado.

Ter namorado é ótimo. Ter amigos é ESSENCIAL! Não jogue fora relações que tem tanto potencial para a eternidade!

Nenhum comentário: