Não que algum esteriótipo deva fazer sentido, claro. Um esteriótipo generaliza um grupo enorme de pessoas dentro de um comportamento que pode ser muitas vezes repetido, claro, mas não necessariamente refletem a realidade de todo o grupo. Aliás, duvido que algum esteriótipo tenha 100% de alcance.
Essa semana estávamos conversando, eu e 3 amigas solteiras, sobre alguns esteriótipos e comecei a pensar o quanto eles não fazem sentido!
1) "Mulher de balada não presta!"
Para começo de conversa, "mulher de balada"? Eu vou à balada, mas também vou à igreja. E aí? Então quer dizer que a mulher que presta é aquela que fica enfurnada em casa? Para provar para a sociedade que eu presto, eu não posso sair pra beber, dançar e me divertir com minhas amigas? Não faz sentido!!
2) "Homem de balada não presta"
Mesma coisa. Existe um conceito na comunidade feminina de que é impossível conhecer um homem decente na balada. Que isso, minha gente? O cara que vai para a balada também tem um coração, uma personalidade, qualidades e defeitos, como qualquer outro que você conhecer na igreja, na faculdade, na casa de um amigo, no Tinder. Todos nós estamos sujeitos a nos apaixonar em qualquer lugar, por qualquer pessoa, a qualquer momento.
3) "Homens/mulheres da igreja são santinhos"
Ok, se você, assim como eu, frequenta a igreja há anos, sabe que isso não é verdade. Já conheci vários carinhas sem noção na igreja. Inclusive uns que só tentaram me levar pra cama e hoje pagam de santinho com a namorada virgenzinha no Instagram. Isso é uma ilusão que existe na cabeça de muitas pessoas, principalmente de meninas que estão dentro de grupos da igreja e sonham em encontrar o príncipe encantado lá dentro. O povo que vai na igreja vive no mundo como qualquer outro ser humano e pode se comportar mal algumas vezes e bem outras. Existe uma cobrança sobre quem frequenta ambientes religiosos. É como se você tivesse que ser perfeito aos olhos de quem não frequenta, ter um comportamento absolutamente exemplar, porque senão é acusado de hipocrisia. Ora, se a pessoa tá na igreja é justamente (pelo menos na minha concepção) porque precisa de ajuda para ser um ser humano melhor! E não porque já se considere bom o suficiente!
4) "Homens mais velhos são mais maduros"
Oh céus, o mundo seria um lugar tão melhor se esse esteriótipo fosse verdade! O negócio tá feio para todo lado! Eu mesma já contei aqui nesse blog, há alguns anos, a história de um homem de quase 60 anos que terminou com a namorada por e-mail. A gente espera isso, evita se envolver com os novinhos, mas no fundo a realidade é que a maturidade é uma questão de caráter, experiências e aprendizados. Pode ser que um menino mais novo tenha passado por dificuldades que um mais velho não passou e tenha aprendido a lidar melhor com problemas por conta disso. É impossível afirmar que uma pessoa é mais ou menos madura baseado na idade.
5) "Nenhum homem presta"
Ok, todas nós já repetimos isso em algum momento da nossa vida, mas saibam, rapazes, que é só pra tentar nos sentir melhor quando estamos sofrendo por alguém. Sabemos que existem caras legais e que é besteira ficar repetindo isso por aí. Apesar do número de homens babacas só aumentar a cada dia, temos consciência de há exemplares que salvam a espécie e vocês não precisam se preocupar com isso - no fundo não acreditamos, de fato, nisso.
6) "Mulher que toma iniciativa é fácil"
Oi? Embora muitos homens digam estar preparados para receber uma chegada de uma mulher, sabemos que na prática a coisa muda. Muitos rapazes se sentem, sim, ameaçados ou intimidados por mulheres que tem balls para chegar no cara que elas estão a fim. Ás vezes deixam de conhecer uma pessoa legal por puro preconceito machista. Acham que se valorizar é deixar que o homem tome a iniciativa. Isso é a maior besteira que eu já ouvi!! Temos o direito de manifestar nossos desejos tanto quanto vocês - e claro, tanto quanto vocês, estamos sujeitas a levar um toco. Contato que esse toco não seja motivado pelo fato de ela ter dado o primeiro passo, tá valendo!
7) "Toda mulher solteira quer arranjar namorado"
Oh, my friend, you're wrong. Muitos homens tem a ilusão de que toda mulher quer casar, ter filhos e cachorros. Passou da hora de entender que mulher também pode gostar de ficar solteira, pegando todos, sem querer se comprometer. E não, homem machista, isso não faz dela uma vadia. Do mesmo jeito que você tem direito de curtir sem se apegar, a mulher também tem. Claro, em geral, nos envolvemos mais fácil, temos o coração mais aberto, mas também sabemos aproveitar nossos momentos de liberdade!
8) "Nenhum homem solteiro quer se envolver"
Então, a maioria dos homens adora repetir a frase "não quero nada sério no momento". Esse é um esteriótipo bem difícil de combater, porque a quantidade de vezes que a gente ouve isso é realmente impressionante! Porém, acredito que eles falem essa frase como um escudo de proteção, para que a gente nem invista demais e ele não corra o risco de, sem querer, se envolver. Cá entre nós, isso não existe. Essas coisas acontecem quando menos se espera. Sim, eu sei, os homens são bem mais eficientes em se esquivar desses envolvimentos, mas pode ter certeza que se rolar um sentimento, não há "falta de desejo de se envolver" que vai superar isso. Mas como comentário pessoal, os homens deveriam parar de repetir isso por aí. Ajam naturalmente e parem de tentar definir as coisas antes mesmo de dar uma chance de viver algo bacana.
Poderia passar o dia descrevendo esteriótipos estúpidos que inventamos durante a nossa batalha naval amorosa, mas de que adianta se nossos olhos continuarem fechados para enxergar que nada disso faz sentido?! Só tem sentido debater essas coisas se for para refletirmos e sairmos da zona de conforto - realmente acreditar que alguém pode ser diferente daquilo que se espera. Deixar-se surpreender pela vida! Esse é o desafio!
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Esteriótipos que não fazem sentido
Marcadores:
Dany,
Desafios,
expectativas,
Reflexões,
relacionamentos
Assinar:
Postagens (Atom)