segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

50 tons de cinza - Review [cuidado, spoilers]

Não costumo fazer review de filmes aqui nesse blog, mas acho que esse até que cai como uma luva, né?

Eu comecei a ler o livro "50 tons de cinza" quando começou a fazer sucesso, mas fiquei com preguiça no primeiro capítulo e desisti.

Pelo fuzuê que foi, eu sabia que o livro tinha algo que falava diretamente às mulheres (além da curiosidade por bizarrices sexuais, no caso, sado-masoquismo), mas o fato é que, sendo um pouco preconceituosa, admito, o livro atraiu um público bem específico de mulheres. A maioria das pessoas que ficaram enlouquecidas com o drama entre Christian Grey e Anastasia Steele são mulheres que estão sozinhas há muito tempo, que não tem a vida sexual muito ativa, que idealizam uma relação perfeita com príncipe encantado, e que ainda tem uma mente bastante adolescente. O livro também exerceu fascínio em mulheres casadas há muito tempo e em adolescentes. Me crucifiquem, me critiquem, mas sou apenas uma observadora do comportamento sexual humano, e há muitas razões pelo qual esse livro mexeu tanto com a cabeça dessas mulheres mais vulneráveis e carentes.

Eu queria assistir o filme, sim. Primeiro para poder conversar com outras pessoas e ter meus próprios argumentos, sem ter que ficar acreditando em um lado ou em outro. Segundo porque eu tinha visto no trailler o ator que ia fazer o papel do Christian Grey e sempre acho válido passar algumas horas olhando para um cara bonito.

O que eu achei? Bom, eu achei menos pior do que imaginava.

Anastasia parece uma menina boba, mas é muito inteligente e aprende rapidinho a lidar com Christian e a exercer sobre ele um certo domínio. No caso, emocional; enquanto ele acha que está sendo o dominador, por ela, ele faz coisas que nunca fez com outra e por isso ela também consegue dominá-lo, de certa forma. Se não dominá-lo completamente, pelo menos mexe com o brio dele, com as convicções dele e o tira de sua zona de conforto, de homem acostumado a ter submissos no trabalho, na cama e na vida. Ela é esperta e não assina o tal contrato antes de experimentar um pouco do que é estar na sala de jogos. E mesmo depois de experimentar, ela não assina o contrato e continua tentando invadir o espaço dele, o que mostra coragem também. Não acho que ela seja absolutamente submissa a ele. Ela se submete a algumas coisas, mas acredito que seja a forma dela de tentar compreendê-lo melhor e tentar entrar na vida dele por completo.

Christian Grey é um homem bonito, charmoso, persuasivo, intimidador e rico. Ele seduz Anastasia com presentes, surpresas, visitas inesperadas e belas pegadas, mas posteriormente ele é que acaba envolvido pela inteligência e petulância de Anastasia. Ele acreditava que ela precisava ficar longe dele por ser romântica, mas ele não consegue não se envolver, por mais que tente. Christian foi adotado depois de ser extremamente maltratado por sua mãe biológica e sofreu abuso sexual aos 15 anos, por uma mulher que curtia sadomasoquismo, a quem ele se submeteu durante 6 anos. Esses episódios marcaram a vida de Christian muito fortemente e teve reflexo direto em suas relações interpessoais, em seus gostos sexuais excêntricos e na sua vontade de punir todos os que não aceitassem a se submeter as suas vontades ou questionassem suas ordens. No fundo, ele não quer se envolver com ninguém porque como ele mesmo diz he is "50 shades of fucked up". Em outras palavras, ele é estragado psicologicamente. Anastasia consegue enxergar além da fachada de poderoso dele e isso o assusta.

É absolutamente compreensível que mulheres fragilizadas se identifiquem com essas personagens. No fundo, todas elas se acham meio Anastasia: uma menina sensível, mas que tem a ilusão de que vai mudar um homem cheio de defeitos - mas bonitão, rico e bom de cama - e transformá-lo em um príncipe encantado. Quantas mulheres já namoraram homens escrotos na esperança de que o amor dela o transformasse no prince charm? Nem precisa dizer que na vida real essa tentativa é normalmente frustrada.

Dá para entender também porque Christian Grey fascina as mulheres. Ele é bonito, confiante, sedutor, intenso, faz surpresas incríveis, presenteia a mulher o tempo todo e é muito bom de cama. E também, além disso tudo, mostra sua parte sensível e frágil, quando é invadido por sentimentos inesperados. Ou seja, as mulheres pensam "ah, queria um Christian Grey para mim".

Cara... pára e pensa. Esse homem não existe. Esse homem que essas mulheres estão "querendo" e idealizando tem defeitos gravíssimos, que estão sendo ignorados. Acredite, na vida real, vocês não iam querer um homem com ele. Não para se envolver, não para se apaixonar. Talvez para ter uma noite insana de sexo, mas se você parar para pensar, ele é emocionalmente indisponível, cheio de traumas, machista, violento, sádico - não só na cama, em respeito aos gostos sexuais de cada um! -, manipulador, egoísta, teimoso, entre outros milhões de ingredientes para um belo fracasso de relacionamento.

Sobre o sadomasoquismo, não tenho muito a falar. Tem gente que curte excentricidades na cama e esse é um assunto do qual não entendo, portanto, não posso julgar. Cada um faz o que quiser entre 4 paredes e que lide com as consequências depois. De verdade, achei essa a parte a menos preocupante do filme.

Tenho uma reclamação: o tempo todo tínhamos que ver o corpo nu de Anastasia e Grey estava quase sempre de calça. Sacanagem. O traseiro dele é digno de bem mais nudez no filme!

Em geral, achei um filme de mulherzinha romântica, com cenas muito picantes, menos pior do que eu imaginava, mas também nenhuma obra-prima do cinema. Se você não tiver nada importante para fazer, é uma historinha legalzinha, e cito de novo o ator mega gato que escolheram.

Essa é a MINHA crítica. É a MINHA opinião. Você tem direito de concordar ou discordar, mas não de me desrespeitar, lembre-se disso.




quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Masoquismo emocional

Esse Carnaval conheci uma menina linda! Tão doce, gente fina, divertida! Mas estava sofrendo. Há poucos dias tinha levado um delicioso pé na bunda, depois de 1 ano e 5 meses de namoro.
Achei curioso o relato dela, porque pela descrição, o comportamento dele era absurdo (somando-se ao fato de ter terminado um namoro na véspera do Carnaval, claro).

Ela disse que ele reclamava que ela era muito ciumenta. Até aí, parece que a culpa era dela, né? Mas quando ela começa a contar detalhes, você vê que o buraco é bem mais embaixo.

Segundo ela, ele dizia frases como "eu não posso garantir que nunca vou te trair" e olhava para outras mulheres na frente dela, sem nenhuma cerimônia. Mantinha amizades suspeitas, dizia que olhava para outras mulheres com desejo, e sempre a fazia se sentir insegura. Segundo ele, preferia ser "sincero" com ela.

Outra coisa que ela reclamou também foi da constante falta de apoio e também relatos de que ele sempre a diminuía, deixando a auto-estima dela no chão. Nenhum esforço que ela fizesse para ficar bonita, para passar num concurso, ou para melhorar suas inseguranças eram apreciados, mas sim diminuídos.

Vamos analisar a situação: ele dizia que queria ser honesto com ela. Oras, ninguém deve prometer o que não vai cumprir, mas o cara chegar para namorada, que supostamente ama, e falar "não posso garantir que nunca vou te trair" e ainda depois reclamar que ela é muito ciumenta, só pode ser brincadeira, né? A carne é fraca, e de verdade, no fundo isso é uma coisa que ninguém pode prometer, mas para mim ele deixou claro que isso não era um problema para ele e que ele não ia fazer o maior dos esforços para se comportar, não.

Olhar para outras mulheres, ok, todo homem olha. Ou melhor, toda pessoa olha. Nós também olhamos, comentamos com a amiga ao lado e seguimos a vida. Ninguém é tão ingênuo a ponto de achar que uma pessoa atraente vai passar ao lado e seu bofe/bofa não vá notar. Mas há de se ter esse cuidado com quem gostamos! Discrição, a velha frase do "acho você muito mais linda" ou qualquer coisa do tipo. Mas olhar descaradamente e ainda admitir que olha com desejo, como se o outro ao seu lado não tivesse importância e tivesse que aturar seu comportamento sexual animal, é o fim, né?

Por último, e analisando bem, talvez o mais grave, é você ficar voluntariamente com uma pessoa que só te coloca para baixo. Uma relação legal, é uma relação onde um apóia os sonhos do outro, sofre junto as derrotas e vibra junto nas conquistas. É ter alguém com quem se possa contar para tudo, para enxugar suas lágrimas quando você estiver triste, te dar aquele abraço quando você estiver feliz, te ajudar a levantar quando você estiver por baixo. E não jogar a terra na sua cova! Qual é o objetivo de estar com uma pessoa que te faz te sentir péssima sobre quem você é? Qual é objetivo de ficar com uma pessoa que te trata como lixo?

Ela contava tudo e depois dizia "mas eu amo ele. E quando a gente ama é uma merda". Quando a gente ama, é uma merda. Mas quando a gente SE ama, a merda passa mais rápido.

Eu tinha acabado de conhecê-la, então não tive coragem de dizer tudo o que eu realmente achava, até porque, não é da minha conta. Mas eu fiquei com o coração do tamanho de uma ervilha ouvindo-a falar. Esse cara fazia um mal danado para ela, e ela estava cega. Deus a livrou de uma armadilha das boas! É tão difícil percebermos o nosso valor quando estamos tão apaixonadas! Acho que ela estava viciada na dor. Era um masoquismo emocional. Tenho certeza que ela não consegue enxergar o quanto ela merece mais.

Uma vez, quando eu estava sofrendo por um alguém que não me amava mais, uma amiga disse: "você tem que saber seu valor". Eu disse que sabia. E ela rebateu dizendo que não, eu não sabia.
Ela tinha razão. No dia que a gente descobre, a gente se liberta. A gente consegue enxergar nosso limite e diz "não" para tudo o que não nos faz bem. Do fundo do coração, espero que ela perceba isso o quanto antes e que enxergue o quanto ela merece respeito, amor, dedicação, cuidado e companheirismo.

Pessoal, é claro que ouvi apenas um lado da história, e ele deve ter a versão dele, porém, eu duvido muito que seja muito destoante do que ela contou, porque foram coisas muito pontuais. Na minha opinião, ninguém tem responsabilidade de 100% do fim de um relacionamento. É claro que tem gente que tem mais culpa que o outro, mas... nesse caso, ela precisava mesmo ter se submetido a tanto sofrimento? Não. Então se ela permitiu que ele a tratasse da forma como tratava, tem sua parcela de culpa também.

Relacionamentos são complicados. Mas é aquele velho e sábio ditado: antes só do que mal acompanhado.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O pega-ninguem

Em mais um post da série "Espécies de homens catalogadas", vamos falar de uma espécie abundante na fauna macholina: o pega-ninguem.

Estaria tudo bem se o pega-ninguem fosse apenas um cara que não pega ninguém, mas essa é a menor das características dessa espécie. Vamos a elas:

1) Esse é aquele cara que objetifica tudo e todos. Tudo para ele tem a ver com sexo. Ele só faz piadas de duplo sentido e põe malícia em cada detalhe. É aquele cara que dá em cima de todas as mulheres da empresa e que, inclusive, já fez algumas se demitirem por não aguentarem o assédio sexual e piadas de mal gosto. Ele diz que faz e acontece, que pega todo mundo, que seu pau é o maior do país e que ele é muito bom de cama. Quando alguém fala que está com algum problema, ele solta frases do tipo "é falta de pica. Vem cá que eu resolvo seu problema" ou algo similar.

2) Respeita muito a mamãezinha - ainda mora com ela, mesmo ganhando bem o suficiente para manter-se sozinho -, mas acha que todas as outras mulheres são vagabundas que só servem pra transar, lavar e passar.

3) Machismo é uma de suas características mais marcantes. Ele vive cuspindo por aí que não casou porque as mulheres de hoje em dia não prestam, não sabem cuidar de uma casa direito. Que o dever de uma mulher é cuidar da casa, do marido e dos filhos. Opinião de mulher para ele não vale de nada.

4) Ele é religioso, muitas vezes. Temente a Deus. Frequenta a igreja. Reza.

5) Frequenta puteiros com muita frequência. Vive falando de prostitutas, de preços, de coisas que já fez com elas, de locais onde encontrá-las. Também se oferece para levar os colegas para conhecer algumas, quando alguém diz estar estressado ou algo parecido.

6) Tem carro do ano e lancha, porque afinal de contas, "mulher gosta é de dinheiro".

7) Você não conhece ninguém que ele tenha ficado.

Esse cara é bem fácil de encontrar: machista, arrota que pega todo mundo, que é sexpert, que é o bonzão, o fodão, gosta de diminuir as mulheres a objetos sexuais, mas no fundo não pega ninguém e para conseguir alguém que transe com ele, só mesmo pagando. Muito comumente viram tiozões tarados/solitários da balada como este aqui: http://cteb.blogspot.com.br/2009/06/o-tiozao-solitario.html

O pior é que quanto mais independente a mulherada fica e menos os homens querem se envolver, mais aparecem caras assim...

O pega-ninguem: um câncer da sociedade. CUIDADO!